Quem precisa divulgar um conteúdo grande na internet, ou mesmo distribuir algum material pela rede interna de uma empresa, precisa desenvolver um e-book. Muitas pessoas encontram esta necessidade e não sabem por onde começar. Por isso, neste artigo vamos ensinar todo o passo a passo de como desenvolver um e-book para negócios, são 3 passos simples para ajudar você com esta tarefa.

ebookPode parecer complicado, mas não é tão difícil. Na verdade, existem vários tipos de e-book, uns com uma diagramação mais elaborada, outros mais simples. O que você precisa, primeiramente, é saber qual a finalidade do seu projeto. Se você deseja apenas distribuir um material na sua empresa internamente, um e-book simples já vai ser suficiente.

Porém, se você precisa de um material de alto padrão, para uma apresentação de negócios ou para vender conteúdo através deste livro digital, talvez a melhor opção seja contratar um profissional especializado ou uma agência com experiência no assunto.

Se você vai encarar o desafio de desenvolver um e-book, vamos lá!

Um e-book é feito em, basicamente, 3 etapas: conteúdo, diagramação e capa. Vamos ver cada uma delas aqui e é importante que você ponha em prática todas as dicas que você vai ver.

Conteúdo é o coração de qualquer e-book.

O conteúdo é a base do seu e-book. Você pode entregar um conteúdo sem capa e sem diagramação que ele já cumprirá o objetivo. Porém, não adianta se preocupar com a aparência do seu projeto se ele não tem as informações necessárias, ou se estiverem incompletas. Por isso, dedique mais tempo à produção do conteúdo.

conteudoPrimeiro, faça uma pauta, com os principais tópicos que deverão ser abordados no e-book. Seja com foco em textos ou imagens, é importante que você saiba exatamente o que deverá conter no livro e vá atrás destas informações. Separe tudo que você vai precisar, como imagens para ilustrar textos ou textos para legendar imagens. Tenha tudo isso organizado.

Diagramação não é essencial, mas é importante.

Como vimos, não é obrigatório que o seu e-book seja diagramado como uma revista de banca ou como um best-seller mundial. Mas, em algumas situações, você precisa de uma diagramação profissional, como no caso de você estar preparando um e-book para vender. Nesse caso, você precisa saber como diagramar em programas profissionais, por exemplo, o Adobe InDesign.

catalogo_0

Se você precisa de uma diagramação profissional, para dar um aspecto visual de alto padrão ao seu e-book e não sabe como fazer isso, você pode solicitar um contato com um profissional da Agência Analine. Se você já tem o conteúdo em mãos, o serviço fica bem mais barato.

A capa é a cereja do bolo do seu e-book.

Tem um ditado que diz que não se deve julgar um livro pela capa. Porém, se você deseja impactar seu público, principalmente se o e-book for destinado à venda, é preciso que ele tenha uma capa chamativa e bonita. Letras não muito pequenas para o título e alguma imagem interessante vão ajudar.

Assim como a diagramação, pode ser interessante contratar um profissional competente para criar o design da sua capa, mas, se você quiser desenvolvê-la sozinho, tudo bem!

conteudo2

Lembre-se que “menos é mais”, portanto não exagere em nada.
Uma dica: que tal copiar o design de alguma boa capa que você já viu por aí?
Não copie tudo, mas inspirar-se nelas não é proibido!

Gostou deste artigo? Que tal compartilhar nas suas redes sociais?06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *