Dia do consumidor – neste artigo vou passar algumas informações sobre como criar uma campanha eficaz para aumentar vendas através de dados do ano de 2017, vamos lá?!
Início de ano sempre é uma tortura, tem IPVA, IPTU, material escolar para as crianças, escola e se sobrar aquela graninha vamos para mini férias carnaval. Gente é muita coisa para pagar!

No cenário atual o Dia do Consumidor vem se tornando cada vez mais significativa para as empresas, sejam lojas físicas ou lojas virtuais. Para alguns este dia é considerado a Black Friday do 1º Semestre.
Para ilustrar, na última live no Youtube do Google Adwords Brasil alguns dados que serão apresentados neste artigo vem mostrando um crescimento expressivo em vendas exatamente nesta data, veja:81%-dia-do-consumidor-agência-analine

De acordo com pesquisa 81% dos entrevistados desejam comprar na data em 2018.

Em média os clientes esperam gastar R$690,00 neste dia. Uau! Deve estar pensando… Para obter sucesso deve ter um bom planejamento. A imagem abaixo mostra um gráfico com percentual de gastos de acordo com a pesquisa feita.

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Há quem duvida que esta data é apenas um dia qualquer, no gráfico abaixo mostra o crescimento de vendas de 2014 até o último ano de 2017 – afirmando que a cada ano as vendas aumentam neste dia.

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É o consumidor está cada vez mais cauteloso e pesquisando, nota-se que a cada ano que passa as buscas por palavras relacionadas a esta data também vem aumentando. Mas ai deve estar perguntando: vou fazer uma campanha, mas qual o dia as pesquisas começam aumentar? Legal vamos responder, baseado no último ano de 2017, as pesquisas começaram 2 dias que antecedem ao dia do consumidor, houve um aumento de 8%, ou seja, 4 milhões de visitas a mais – buscas estas feitas em sites de varejistas. ( Fonte: Similarweb – Categoria shopping 2017)
Diferente da Black Friday que já muita busca pela palavra chave, no dia do consumidor  as pessoas buscam : Produtos 23%, nome da empresa 15% e em 3ª dia do consumidor 9% (imagem a esquerda), o impacto destas buscas no Google aumentou 15% neste evento vs um dia normal (gráfico a direita).

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Bem interessante, mas o que as pessoas estão procurando, você sabe? No ano passado (2017) as categorias mais vendidas foram: Livros 14%  | Eletrodomésticos 12%   | Cosméticos e Perfumaria 11%   | Casa e Decoração 10%   | Moda e Acessórios 9% , já no quesito faturamento quem mais lucrou: Eletrodomésticos 21%   | Casa e Decoração 8%   | Cosméticos e Perfumaria 5%   | Livros 4%   | Moda e Acessórios 4% (Fonte: dados revelados pelo Ebit de 2017)

Com certeza a partir destes dados, podemos ter informações quase suficientes, por que quase?! Vou explicar, quero compartilhar também categorias que tiveram maior crescimento de buscas em 2017, analise a imagem abaixo:

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Agora sim, tem informações suficientes para planejar e criar  estratégias, mas vou
deixar um novo questionamento você sabe qual o produto o seu cliente está esperando promoção?! Isso é importante ter uma pesquisa e saber exatamente o que ele está aguardando ansiosamente. O seu público espera essa data para comprar produtos na promoção? Você acha que eles estão esperando este dia par ver as promoções? Veja o gráfico que mostra que os clientes sim esperam esse dia.

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Ficou surpreso?
Então veja quais são os principais produtos mais esperados para o dia do consumidor. Não é a toa que este dia é considerado a Black Friday do 1º semestre.

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As pessoas estão cada vez mais produtos descontos, promoções, mas isso não é tudo o bom atendimento ajuda a conquistar e fidelizar muito cliente.
Não posso deixar de comentar sobre o setor de alimentos a cada ano que passa tem uma excelente evolução, sim eles são um chamariz de consumidores, está pensando que as pessoas não estão esperando promoções neste dia? Pois pensou totalmente errado, sim pesquisa realizada pelo Google Consumier Survey – 30 jan – 01 fev 821 entrevistados – 50% dos entrevistados aguardam promoções neste segmento. Uau! Essa é o momento de preparar uma estratégia para aumentar as vendas e fidelizar cliente.

Você se lembra qual foi a sua campanha no ano de 2017? Se você ainda está com dúvida se vale a pena planejar uma campanha para essa data, veja as informações no gráfico abaixo, o percentual de buscas em 2017, o dia do consumidor foi a data que houve mais buscas, melhor do que falar é ver!

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A sua empresa está preparada para essa data? Nós próximos artigos vou passar algumas dicas sobre anúncios no Google Adwords e Facebook Ads.

Até a próxima!

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