Se você está pensando em começar uma estratégia de marketing na internet e não sabe qual rede social utilizar, chegou ao lugar certo. Saiba qual a rede social ideal para o seu negócio.

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Você vai ficar surpreso com esta dica, que vai fazer você descobrir rapidamente a resposta para esta pergunta. Descubra qual a rede social ideal para o seu negócio, aprendendo apenas um conceito. Vamos lá?

Você sabe o que é público-alvo e o que é persona?

O conceito de público-alvo é abrangente e abstrato. Já o conceito de persona, é restrito e muito mais concreto.
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Público-alvo é definido como “um seguimento da sociedade com determinadas características em comum, ao qual se dirige uma mensagem”, neste caso, é o público total de uma ação de propaganda da loja.
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Já o conceito de persona surge como uma alternativa mais singular e objetiva para direcionar uma estratégia de marketing. Sendo assim, nas melhores estratégias de marketing da atualidade, o público-alvo tem caído em desuso porque não é rico em detalhes e a persona está tomando o seu lugar.

O que a persona tem a ver com qual a rede social ideal para o meu negócio?

Para definir a persona, ou buyer persona, é necessário responder a uma série de perguntas para que se tenha um perfil quase real de uma pessoa que seria o seu cliente ideal. Veja o artigo sobre personas para saber mais.

O fato é que tendo a descrição da persona você terá as informações comportamentais dos seus clientes em potencial, incluindo as redes sociais que eles utilizam.

Basta isso para que você descubra qual a rede social ideal para o seu negócio, mas o próximo tópico é muito importante. Continue lendo.

Devo trabalhar apenas com a rede social ideal para o meu tipo de negócio?

Obviamente, não. A internet hoje possui muita concorrência e as informações circulam muito rápido. Tudo está interligado e, mesmo que a sua persona utilize uma única rede social na maior parte do tempo, com certeza ela estará presente em outras plataformas.

Por isso, você precisa traçar uma estratégia em que invista a maior parte do seu orçamento, tempo, ou ambos, na rede social que a persona passa a maior parte do tempo, mas sempre deixando um pouco de investimentos para outras plataformas.

Entenda um pouco melhor cada uma das principais redes sociais.

Facebook

Facebook

É a maior rede social e todo empreendedor deve estar presente nela. Quase todo mundo tem uma conta no Facebook, mesmo que não use com frequência. Público de todas as idades você encontra nesta rede social.

Instagram

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Tem se popularizado e está crescendo muito a cada dia. No momento é excelente para ganhar visibilidade, porque o alcance das publicações ainda está alto, enquanto no Facebook ele já praticamente não existe mais. Público até a meia idade, mas principalmente jovens. Faça stories, vídeos – utilize # e localização.

Twitter

Twitter

É uma rede de comunicação mais direta, curta e descontraída, focada no público mais jovem. Não tem muitos resultados com negócios, mas é boa para manter contato com a sua audiência.

Linkedin

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Rede social corporativa, de uso mais sério e absolutamente profissional. Muita gente não usa, não traz grande vantagem em estratégias de marketing digital, de maneira geral.

Youtube

Youtube

Apesar de não ser especificamente uma rede social, o YouTube é um excelente canal de comunicação com todas as faixas etárias. Talvez a melhor plataforma da internet hoje para fazer campanhas ou construir audiência.

Se você gostou dessas dicas não esqueça de curtir o post e compartilhar nas redes sociais!

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