Funil de Vendas

Tráfego: Funil de vendas no marketing digital 

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Você já ouviu falar em jornada de compra? Basicamente, é o caminho que um possível cliente (lead) vai fazer até comprar um produto ou serviço. O funil de vendas no marketing digital é a representação dessa jornada e é composto por uma série de conteúdos que acompanham o cliente desde o primeiro contato com a empresa, até a concretização da venda.

Conhecido também como pipeline, o funil de vendas se apresenta em 3 fases: Topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Cada uma dessas etapas possui um tipo de conteúdo, voltado para o momento específico em que a persona se encontra. Então, é preciso que o funil esteja sempre alinhado com a jornada de compra e, para conhecê-la, é preciso ter uma persona muito bem definida.

A importância da construção de autoridade em um funil de vendas

Este conceito é muito bem trabalhado no marketing digital. Através da construção de autoridade em determinado assunto, é possível educar os leads e encaminhá-los corretamente pela jornada de compra, também conhecida como jornada do cliente.

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Isso porque o principal pilar de um negócio online é a audiência. Assim como uma loja de rua precisa estar num ponto bem movimentado, um negócio na internet precisa de pessoas que se interessem pelo seu conteúdo. É aí que entra a necessidade de se construir autoridade. Com autoridade as pessoas confiam no que você diz e se lembram da sua marca quando surge um problema para resolver.

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O topo do funil, fase inicial da jornada do cliente, deve ser, portanto, rico em conteúdos de qualidade que respondam as dúvidas da persona e façam com que sua marca seja vista como autoridade daquele nicho de mercado.

 

Meio e fundo do funil de vendas no marketing digital

Assim que uma pessoa da sua audiência começa a seguir sua marca, seja se cadastrando em uma lista de e-mails ou de outra forma, ela se torna um lead. Um lead é aquele que saiu da multidão, ou seja, você tem um contato direto com ele e uma informação mais pessoal, por exemplo, um endereço de e-mail ou número de telefone.

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Este possível cliente está, agora, no meio do funil e é hora de enviar-lhe conteúdos educativos sobre o seu produto, por exemplo, mostrando a relação custo x benefício. Lembre-se que o funil é um processo dinâmico, então, manter seu lead aquecido, mostrando a ele seus novos conteúdos de topo de funil, é sempre uma boa ideia.

Não fale somente de produtos, continue dando a ele conteúdos informativos de qualidade.

 

No fundo do funil, você encontrará aqueles leads mais quentes, que já demonstraram interesse em adquirir uma solução como a que você vende. Você já os instruiu sobre o seu produto e eles estão avaliando e comparando com os concorrentes.

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É a hora de fazer uma oferta irresistível! Você vai pra cima com tudo, fechando a venda e transformando esse lead em cliente, efetivamente. Parabéns!

Se você precisa de ajuda para criar a sua persona e desenvolver um funil de vendas ideal para a jornada dela, pode contratar uma agência especializada em marketing digital.

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